ASSESSORIA DE MÍDIA E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA



WELLINGTA MACÊDO, É NATURAL DE BELÉM DO PARÁ, TEM 43 ANOS. 

JORNALISTA, DE FORMAÇÃO ACADÊMICA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL- PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA FACULDADE DE ESTUDOS AVANÇADOS DO PARÁ- FEAPA. ATUA NA COMUNICAÇÃO SINDICAL PRESTANDO ASSESSORIA A CSP-CONLUTAS, CENTRALSINDICAL E POPULAR E Á SINDICATOS DE BELÉM E DE OUTROS ESTADOS. 

TAMBÉM PRESTA ASSESSORIA CULTURAL EM PROJETOS ARTÍSTICOS. ATUOU COMOASSESSORA DE IMPRENSA DO PROJETO DE VÍDEO-DANÇA "DANÇADA" , DA ARTISTA E CAPOEIRISTA CARMEM VIRGOLINO, COMTEMPLADO PELA LEI ALDIR BLANC, EM2021. 

EM 2022, PRESTOU ASSESSORIA PARA O EVENTO "PLANTANDO CAPOEIRA ANGOLA" , ORGANIZADO PELO COLETIVO MULHERES ANGOLEIRAS CABANAS. EM 2023, É CHAMADA PARA ASSESSORAR O PROJETO "MULHERIDADES GUARDIÃS" , CONTEMPLADO POR EMENDA PARLAMENTAR. 

ENQUANTO EDUCADORA SOCIAL, COM FORMAÇÃO PELA UNIVERSIDADE POPULAR, UNIPOP, JÁ PARTICIPOU DE LIVES DENTRO DO PROJETO "SINERGIA CULTURAL" E JÁ MINISTROU DUAS FORMAÇÕES NO CURSO DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS, EM 2020, E RELAÇÕES ÉTNICAS- RACIAIS EM 2021. DESDE 2022, MINISTRA MÓDULOS SOBRE FEMINISMO, FEMINISMO NEGRO E RACISMO ESTRUTURAL NA UNIPOP. 

ENQUANTO ATRIZ, COM FORMAÇÃO TÉCNICA PELA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA, ETEDUFPA, E INÚMERAS OFICINAS NO CURRO VELHO, CASA DA LINGUAGEM ENO INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ- IAP. PARTICIPOU PROFISSIONALMENTE DA PEÇA TEATRAL "FUNDO REYNO" , DO GRUPO VENDILHÕES, DIRIGIDA POR WALTERFREITAS E CONTEMPLADA PELO PRÊMIO FUNARTE, EM 2010. EM 2011, PARTICIPOU COMO CONSULTORA CÊNICA DO ESPETÁCULO CÊNICO "BANDURRA-EH!" ,DIRIGIDO POR WALTER FREITAS E CONTEMPLADO COM O PRÊMIO FUNARTE. EM 2018, CRIOU A PERFORMANCE "LULU, A GATA PRETA-DESMISTIFICANDO O MITO DO AZAR DOS GATOS PRETOS" , ONDE SE APRESENTOU EM EVENTOS E NASESCOLAS PÚBLICAS. EM 2019, PARTICIPOU COMO CONVIDADA NUMA PERFORMANCE ARTÍSTICA DA EXPOSIÇÃO "RIOS E REDES" , DA ARTISTA ROBERTA MÁRTIRESQUE FICOU EXPOSTA NA GALERIA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. A PERFORMANCE GEROU UM DOCUMENTÁRIO DIRIGIDO POR CAROL MAGNO. EM 2020,CRIOU A ABAYA COLETIVA COM CAROL MAGNO E ROBERTA MÁRTIRES E JUNTAS PARTICIPARAM DO AUTO DO CÍRIO COM A OBRA AUDIOVISUAL POÉTICA EPOLÍTICA "TRINDADE" , EXIBIDA NO MESMO ANO. 

EM 2022, COMEÇOU A PESQUISAR A OBRA DA ESCRITORA CAROLINA MARIA DE JESUS E MONTOU COM A ATRIZ CAROL MAGNO, NA DIREÇÃO, A PERFORMANCE "FRAGMENTOS DE CAROLINA- PARA ALÉM DO QUARTO". A PERFORMANCE TEVE DUAS APRESENTAÇÕES E DEVE SE TORNAR UMA PEÇA DE TEATRO. NO CINEMA, WELLINGTA FOI JURADA EM 2020 DO "AMAZÔNIA DOC". É UMA DA ROTEIRISTAS DA TEMPORADA 2 DA WEB SÉRIE "PRETAS" , CONTEMPLADA NO ITAÚCULTURAL, QUE AINDA PERMANECE INÉDITA. APRESENTADORA E CRIADORA DO PROGRAMA "CINEMA LIVRE" , EXIBIDO TODA SEXTA-FEIRA PELA WEB RÁDIO CENSURA LIVRE NO FACEBOOK E YOUTUBE. FOI JURADA DA SÉTIMA EDIÇÃO 2021 DO FICCA, O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO CAETÉ, IDEALIZADO PELO ARTISTA FRANCISCO WEYL E PARTICIPOU DA PRIMEIRA TEMPORADA, COMO MEDIADORA DO PODCAST "APARELHO DIGITAL" , COM DEBATES SOBRE TEMASPOLÍTICOS E SOCIAIS E CONVIDADOS SOBRE DIVERSOS TEMAS. A PRIMEIRA TEMPORADA TEVE 4 EPISÓDIOS GRAVADOS. 

EM 2022, APÓS PARTICIPAR DE UM LABORATÓRIO DE ROTEIRO PARA QUADRINHOS NA CASA DA LINGUAGEM, DESENVOLVEU O ROTEIRO PARA UMA HQ CHAMADA "EU, MINHA MÃE E O GAROTO PIJAMA".  EM 2023, O DIRETOR DE ANIMAÇÃO E QUADRINHISTA OTONIEL OLIVEIRA DO ESTÚDIO "ILUMINURAS" , CONVIDOU WELLINGTACOMO COLABORADORA PARA A HQ DIGITAL "A FILHA DO PELÉ" QUE OTONIEL DESENHOU BASEADO NUMA HISTÓRIA DA INFÂNCIA DE WELLINGTA, QUE ELA ESCREVEU COMO CRÔNICA NA REDE SOCIAL. 

WELLINGTA MACÊDO É TAMBÉM MILITANTE DOS MOVIMENTOS DE MULHERES E DO MOVIMENTO NEGRO. 

 PORTIFÓLIO PROFISSIONAL ACESSÍVEL NO ARQUIVO PARA DOWNLOAD LOGO ACIMA  .